"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados.
"
(Mahatma Gandhi)

segunda-feira, 28 de março de 2011

TORTURA E MORTE DE URSOS PELA MEDICINA DA CHINA

AS CHAMADAS FAZENDAS DE URSOS DA CHINA:
                                                      CATIVEIROS DE HORROR E MORTE


 7000 ursos negros - asiáticos (em risco de extinção) vivem nas chamadas fazendas de extração de bilis na China, cativeiros de horror, os ursos são cirurgicamente mutilados e ordenhados para extração de bilis, diariamente esses animais são submetidos a requinte de crueldade.


A WSPA Investigou as fazendas e é a autora das denúncias.


A utilidade da bilis do urso:

A tradicional medicina chinesa TMC, utiliza a bilis de vesícula de urso para fins medicinais, um componente ativo chamado de (UDCA), cuja ingestão acredita-se reduzir febre, inflamação e proteger o fígado, melhorar a visão e quebrar pedra da vesícula; (detalhe: não foi provado cientificamente que esse remédio tenha o efeito esperado). A bilis também é utilizada na fabricação de shampoos, vinhos e pomadas, antes de 1980 a demanda para esses produtos era de apenas 500 kg por ano, de 1998 pra cá o aumento de produção de bilis desidratado aumentou para 7000 kg.

Crueldade desnecessária:



Há muitas alternativas de produtos disponíveis no mercado, que contem o ingrediente (UDCA), É estimado que 100.000 kg de UDCA (sintetizado) vem sendo consumido no Japão, China, e Coréia do Sul. Muitos praticantes de medicina na China admitem que há 75 ervas que podem substituir o bilis do urso.

Em 1999 e 2000 investigadores da WSPA, visitam um total de 10 fazendas de ursos em seis províncias do sudeste, sudoeste e noroeste da China.


A vida de horror e torturas diárias desses ursos nas tais fazendas:


Os ursos vivem em condições deploráveis, em gaiolas de ferro minúsculas que impossibitam de o urso se mover ou se sentar, o que acabam se machucando tentando se mover  com feridas na cabeça, nas patas e nas costas, dentes quebrados,  por morderem as gaiolas  em desespero, e por toda dor que são submetidos diariámente sob forte stress.




Os chamados fazendeiros não permitem que os animais hibernem, atraves de reforço de comportamento não natural, na maioria das fazendas a dieta dos ursos é muito pobre, purê de milho, maçãs, tomates e açucar misturados com água; São a fonte de alimentação principal desses animais o que não é suficiente sem suplimentos vitamínicos e minerais; os ursos são alimentados 2 vezes ao dia para insentivar produção de bilis.




Total desrespeito e descaso para extração de bilis:  


A extração de bilis é feita cirurgicamente 2 vezes por dia, na maioria das fazendas o procedimento cirurgico para extração de bilis é feita pelos próprios donos das fazendas, e não por um veterinário, quando os ursos ficam doentes drogas são administradas, mais quando não funcionam deixam o animal morrer a própria sorte.



Crueldade extrema:


Para se extrair a bilis os ursos tem uma abertura no abdômem e na vesícula, um tubo é então inxertado para conduzir a bilis ou uma vara de aço é forçada para dentro da vesícula, para que a bilis escorra na direção certa, 20mg de bilis são drenados de cada urso 2 vezes ao dia. Durante a ordenha os ursos ficam extremamente stressados gemem e batem a cabeça contra a grade, tentam morder a própria pata.
durante a cirurgia grotesca pelo menos 2 a 3 ursos morrem de infecção e outras complicações, indice de mortalidade de 50% a 60%, o tempo de vida dos ursos que sobrevivem as torturas também são encurtados dramaticamente.

Vejam abaixo uma reportagem sobre esse assunto:


Entre a idade de 5 e 10 anos os ursos podem paras de produzir a bilis, são então colocados em outra gaiola onde esperam a morte por doença e fome, ou são mortos para que vendam suas vesículas ou patas, patas de urso são consumidas como um prato fino no sudoeste da Ásia.

A mortalidade dos filhotes nascidos nas fazendas também é alta, porque as novas mães comem seus filhotes, quando os ursos estão em seu habitat esse comportamento é raríssimo, isso sugere que a mãe está sobre severo stress.



Comercios de bilis de ursos estimula a captura de ursos selvagens, a China esvaziando as selvas


Vários ursos são capturados, nas florestas, para suplementar a demanda das fazendas, os criadores de todas as fazendas admitem trazerem filhotes da natureza, imaginem o desespero das mamães ursas


O triste destino dos filhotes de ursos que nascem nas fazendas ou que são capturados da natureza:


Nas fazendas são retirados das suas mães logo aos 3 meses de idade, eles são colocados de imediato para treinamento de performance em circos, as quais incluem boxe, andar de bicicleta, se equilibrar em corda bamba e etc... Nova atração para atrair turistas Asiáticos ou seja mais dinheiro extra. Os ursos são severamentes castigados para esses treinamentos pobres bebes, essas performances acabam a mais ou menos 1 ano, ao completarem 3 anos eles vão para uma gaiola  até o se tornarem adultos, ai começa a extração de bilis.




Essa investigação se deu em 1999 a 2000 desde então a WSPA e  ongs começam a luta para acabar com as malditas fazendas.


O número de protetores nos Paises Orientais principalmente na China tem mesmo que aumentar, alem dessa crueldade com ursos, com almiscareiros que vivem  dentro das mesmas condiçoes dos ursos, ainda crueldades com vários outros animais. Situações que chocam profundamente.

5 comentários:

  1. De todas as crueldades praticadas contra animais, os cientistas afirmam que esta, contra os ursos, é a pior de todas. Tive ciência dessa tortura há poucos dias, por acaso, na internet, precisamente em 15/05/2011, e desde então não tem um só dia que não pesquise sobre o assunto. Assim, hoje sou, com muito orgulho, uma colaboradora do ANIMALS ASIA FOUNDATION (U$ 45,00 mensais no cartão de crédito)no programa Sponsor a Bear, dinheiro este destinado ao resgate dos ursos das terríveis fazendas de bile de urso, bem como a manutenção deles em dois Santuários, na China e no Vietnam. AAF tem como fundadora a maravilhosa Jill Robinson.

    ResponderExcluir
  2. Neste momento, Portugal está a ser invadido palos chineses, aliás. o mundo está a ser invadido pelos chineses. Só espero que o Ocidente lhes abra os olhose a mente e lhes faça ver a crueldade e a estupidez que exercem e possuem perante os outros e o mundo.O mundo não é a China e não roda à volta do umbigo dos chineses! Vamos lá a parar com tanta estupidez e crendice!

    ResponderExcluir
  3. Isso é uma afronta a Deus!!! Como pode as autoridades não fazerem nada contra isso. Esses "fazenderos" deveriam ser submetidos ao mesmo procedimento que fazem com esses pobres animais. Cada dia creio que se aproxima mais o fim dos tempos... e espero que seja logo pois creio num ceu para os animais. A China não pode ser perduada apenas por ter uma cultura diferente, com a vida não se brinca!!! Todos os seres vivos merecem respeito e cuidado. Sonho com o dia que todos sejam como os animais. Tenho vergonha de ser Humana, cada dia me envergonho mais.

    ResponderExcluir
  4. Alguem sabe como podemos contribuir para pressionar contra esse absurdo?

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus isso é uma afronta a natureza e a vida!

    ResponderExcluir